sábado, 26 de novembro de 2016

CONVÊNIO VIABILIZA ESTUDOS E PROJETOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA PARA A RECUPERAÇÃO DE ACERVO DA EFPP

CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO ALAVANCA A REVITALIZAÇÃO DA EFPP

Antonio Cortez, da MIMF, ao lado do Dr. Bonfilio Alves e
Alex Gaudio da EFPP - posam ao lado da Locomotiva nº 10
já na fase final de restauro para fins museológicos.

Uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho junto à empresa MIMF – Indústria de Material Ferroviário Ltda., está viabilizando um salto qualitativo e quantitativo inédito para o projeto de revitalização da antiga Estrada de Ferro Perus Pirapora.

O Convênio firmado entre as partes e pelo IFPPC permitiu a reversão de obrigações pecuniárias da citada empresa perante à PRT de Guarulhos em investimentos no Programa de Recuperação e Revitalização Patrimonial dos Km 2,4 (PN-Estação Mineral) ao Km 5 (PC-Estação Ecologia) da EFPP, tombado pelo CONDEPHAAT. Dentre as medidas previstas e incorporadas no Termo de Ajustamento de Conduta, estão itens como estudos de planejamento e desenvolvimento de projetos de arquitetura, engenharia civil, ferroviária e mecânica para atender as normas legais;  reforma e manutenção da plataforma ferroviária no citado trecho para atender a retomada das operações com segurança; doação de itens como materiais de fixação de trilhos/dormentes; restauro da locomotiva nº 10; manutenção e certificação de segurança mecânica e operacional das locomotivas 10, 2 e da Diema (que desde 2014 estava parada com sua transmissão mecânica avariada, dentre outros problemas); Estudos de Engenharia Ambiental e Inventário Florestal para licenciamento de supressão de vegetação em situação de risco para a operação ferroviária; e promoção de Programa / Projeto de Educação Patrimonial.
Ingresso de visitação à Expo Trem-Escola Perus-Pirapora - 2015

Após dois anos de trabalhos, a EFPP, o desafio de transformar uma  antiga ferrovia mineradora em um Museu começa a tomar forma no papel e em seu modo de operação.
Apesar de licenciada e construída para o transporte de passageiros desde 1910, a EFPP nunca teve Estações Ferroviárias como conhecemos nas demais ferrovias históricas, e se vocacionou para a logista mineradora durante toda a sua vida.
Agora, como resultado dos investimentos em estudos, projetos e obras de recuperação e manutenção realizados, esta velha mineradora, pela primeira vez em sua história, ganhou estudos de concepção e projetos de arquitetura e engenharia civil e ferroviária, assim como teve suas locomotivas operacionais laudadas com base em normas modernas de segurança  do material rodante a ser utilizado no funcionamento e operação da Ferrovia-Parque / Museu da Perus-Pirapora. As locomotivas 2, 8 e a Diema também passaram por manutenção e reformas, melhorando o seu desempenho e segurança.
lcomotivas Diema e 8 - com manutenção em dia, em operação no Pátio - Estação
Ecologia - sob o comando do Diretor de Operações Nelson Camargo, da EFPP/IFPPC.
 São vários os resultados e desdobramentos positivos do Convênio que  podem ser listados, mas o mais relevante foi a reabertura do Museu aos visitantes a partir do Projeto de Educação Patrimonial “Perus Pirapora em 4 Estações”, entre julho e novembro/15, que contou com o valiosa parceria do Anhanguera Parque Shopping de Cajamar, e a retomada gradual das Visitas Monitoradas com Passeios de Maria Fumaça no Museu a Céu Aberto Corredor / Estação Ecologia, que acontecem uma vez por mês, desde dezembro/15, só suspensas temporariamente entre março e julho devido à grande inundação sofrida pela EFPP em março/16. A gestão da execução dos projetos é feita em parceria de cooperação museológica e de gestão com o IPEH – Instituto de Pesquisas em Ecologia Humana, entidade co-fundadora do IFPPC.
Locomotiva nº 2 - Conservada e com manutenção em dia, grava para o Programa
Antena Paulista da TV Globo - Exibido em 27/11/16
Outros desdobramentos estão acontecendo em razão do fato de se chegar pela primeira vez (devido aos estudos de engenharia) numa planilha confiável com a apuração do valor correto para o restauro e revitalização do acervo patrimonial como Ferrovia-Parque-Museu, permitindo avançar o enquadramento dos projetos para Lei Rouanet / Proac, bem como facilitando tratativas com potenciais parceiros em negócios de interesse cultural, social, educacional, ambiental e de geração de empregos e renda, sem falar, é claro, na solução para os licenciamentos das obras e medidas de recuperação da plataforma ferroviária e solução de problemas de saneamento do rio Juquery junto aos órgãos públicos.


A eng. Raquel da Macaferri entrega Projeto das Contenções para os Diretores
do EFPP Eng. Altair Gonçalves Damasceno e Dr. Bonfilio Alves Ferreira. 
O Convênio ainda está instigando outras contrapartidas valiosas, como a doação pela empresa Macaferri, através do brilhante trabalho do Diretor do Departamento de Engenharia do IFPPC, Eng. Altair G. Damasceno, dos projetos das contenções das encostas e taludes erodidos da EFPP, e a inclusão do trecho da EFPP afetado pelas inundações recentes do rio Juquery no Programa de Desassoreamento do citado rio pelo DAEE, por determinação do Governador Geraldo Alkmin, a pedido do IFPPC.  

Os trabalhos de arquitetura e engenharia da EFPP realizados até agora estiveram a cargo dos Arq. João Valente Filho (in Memorian) e Vicente Bicudo (Eng. e Arq.), sob a coordenação do Eng. Altair Damasceno, Diretor do Depto. de Engenharia do IFPPC e a Engenharia Mecânica é coordenada pelo Eng. Pericles Gallo, Diretor do Depto. de Eng. e Manutenção da EFPP/IFPPC.

Gratidão dos Amigos e Colaboradores da Perus-Pirapora. A todos(as) o nosso Obrigado!!!

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