CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO ALAVANCA A REVITALIZAÇÃO DA EFPP
Antonio Cortez, da MIMF, ao lado do Dr. Bonfilio Alves e Alex Gaudio da EFPP - posam ao lado da Locomotiva nº 10 já na fase final de restauro para fins museológicos. |
Uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho junto à empresa MIMF – Indústria de Material Ferroviário Ltda., está viabilizando um salto qualitativo e quantitativo inédito para o projeto de revitalização da antiga Estrada de Ferro Perus Pirapora.
O Convênio firmado entre as partes e
pelo IFPPC permitiu a reversão de obrigações pecuniárias da citada empresa perante
à PRT de Guarulhos em investimentos no Programa de Recuperação e Revitalização Patrimonial
dos Km 2,4 (PN-Estação Mineral) ao Km 5 (PC-Estação Ecologia) da EFPP, tombado
pelo CONDEPHAAT. Dentre as medidas previstas e incorporadas no Termo de
Ajustamento de Conduta, estão itens como estudos de planejamento e desenvolvimento
de projetos de arquitetura, engenharia civil, ferroviária e mecânica para
atender as normas legais; reforma e manutenção
da plataforma ferroviária no citado trecho para atender a retomada das
operações com segurança; doação de itens como materiais de fixação de trilhos/dormentes;
restauro da locomotiva nº 10; manutenção e certificação de segurança mecânica e
operacional das locomotivas 10, 2 e da Diema (que desde 2014 estava parada com sua transmissão
mecânica avariada, dentre outros problemas); Estudos de Engenharia Ambiental e Inventário
Florestal para licenciamento de supressão de vegetação em situação de risco
para a operação ferroviária; e promoção de Programa / Projeto de Educação Patrimonial.
Após dois anos de trabalhos, a EFPP, o desafio de transformar uma antiga ferrovia mineradora em um Museu começa a tomar forma no papel e em seu modo de operação.
Ingresso de visitação à Expo Trem-Escola Perus-Pirapora - 2015 |
Após dois anos de trabalhos, a EFPP, o desafio de transformar uma antiga ferrovia mineradora em um Museu começa a tomar forma no papel e em seu modo de operação.
Apesar de licenciada e construída para
o transporte de passageiros desde 1910, a EFPP nunca teve Estações Ferroviárias como conhecemos nas demais ferrovias históricas, e se vocacionou para a logista mineradora durante toda a
sua vida.
Agora, como resultado dos
investimentos em estudos, projetos e obras de recuperação e manutenção realizados,
esta velha mineradora, pela primeira vez em sua história, ganhou estudos de
concepção e projetos de arquitetura e engenharia civil e ferroviária, assim
como teve suas locomotivas operacionais laudadas com base em normas modernas de
segurança do material rodante a ser
utilizado no funcionamento e operação da Ferrovia-Parque / Museu da
Perus-Pirapora. As locomotivas 2, 8 e a Diema também passaram por manutenção e reformas, melhorando o seu desempenho e segurança.
São vários os resultados e desdobramentos
positivos do Convênio que podem ser
listados, mas o mais relevante foi a reabertura do Museu aos visitantes a
partir do Projeto de Educação Patrimonial “Perus
Pirapora em 4 Estações”, entre julho e novembro/15, que contou com o valiosa
parceria do Anhanguera Parque Shopping de Cajamar, e a retomada gradual das
Visitas Monitoradas com Passeios de Maria Fumaça no Museu a Céu Aberto Corredor / Estação Ecologia, que acontecem uma vez por mês, desde dezembro/15, só suspensas
temporariamente entre março e julho devido à grande inundação sofrida pela EFPP
em março/16. A gestão da execução dos projetos é feita em parceria de
cooperação museológica e de gestão com o IPEH – Instituto de Pesquisas em
Ecologia Humana, entidade co-fundadora do IFPPC.
Outros desdobramentos estão acontecendo
em razão do fato de se chegar pela primeira vez (devido aos estudos de
engenharia) numa planilha confiável com a apuração do valor correto para o
restauro e revitalização do acervo patrimonial como Ferrovia-Parque-Museu,
permitindo avançar o enquadramento dos projetos para Lei Rouanet / Proac, bem
como facilitando tratativas com potenciais parceiros em negócios de interesse
cultural, social, educacional, ambiental e de geração de empregos e renda, sem
falar, é claro, na solução para os licenciamentos das obras e medidas de recuperação
da plataforma ferroviária e solução de problemas de saneamento do rio Juquery junto
aos órgãos públicos.
lcomotivas Diema e 8 - com manutenção em dia, em operação no Pátio - Estação Ecologia - sob o comando do Diretor de Operações Nelson Camargo, da EFPP/IFPPC. |
Locomotiva nº 2 - Conservada e com manutenção em dia, grava para o Programa Antena Paulista da TV Globo - Exibido em 27/11/16 |
A eng. Raquel da Macaferri entrega Projeto das Contenções para os Diretores do EFPP Eng. Altair Gonçalves Damasceno e Dr. Bonfilio Alves Ferreira. |
Os trabalhos de arquitetura e engenharia da EFPP realizados até agora estiveram a cargo dos Arq. João Valente Filho (in Memorian) e Vicente Bicudo (Eng. e Arq.), sob a coordenação do Eng. Altair Damasceno, Diretor do Depto. de Engenharia do IFPPC e a Engenharia Mecânica é coordenada pelo Eng. Pericles Gallo, Diretor do Depto. de Eng. e Manutenção da EFPP/IFPPC.
Gratidão dos Amigos e Colaboradores da Perus-Pirapora. A todos(as) o nosso Obrigado!!!
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