quarta-feira, 16 de setembro de 2015

EXPO TREM-ESCOLA PERUS PIRAPORA EMOCIONA E EMPLACA MAIS DE 8000 VISITANTES EM APENAS 25 DIAS DE EXPOSIÇÃO


Atelier-Museu da EFPP no Anhanguera Parque Shopping recebe visitantes

Aberta com a inauguração do Anhanguera Parque Shopping de Cajamar, a Expo Trem-Escola Perus Pirapora já recebeu mais de 8.000 visitantes em apenas 25 dias.
A exposição retrata um dos elementos históricos mais importantes da antiga Estrada de Ferro Perus Pirapora, que completou 101 anos no ultimo dia 14 de agosto, que é a Vila de Gato Preto, com as antigas Oficinas, os britadores, as residências operárias e a Estação de Gato Preto, tendo o Córrego do Limoeiro como demarcador das áreas de propriedade da Ferrovia.
Foi lá que nasceu a primeira Fábrica do Complexo minerário da então Santana de Parnaíba, onde por muito anos foi fabricada a cal, destinada à construção civil na Capital e transportada via conexão da EFPP com a antiga SPR, atual CPTM, ganhou o Brasil. Posteriormente, em 1926, os canadenses constroem a fábrica de cimento em Perus, criando a Companhia Brasileira de Cimento Portland, a primeira da Amárica Latina, e as antigas minas da atual cidade de Cajamar e passam a garimpar calcário e, via EFPP, transportá-lo para a Fábrica, que nos anos 50 do século passado, conjuntamente com a Ferrovia e as minas, foi comprada pela Família Abdalla, que tocaram o negócio até o seu encerramento em 1983/86.
Com tanta história, é de se esperar que muitas vidas tenham passado pela Ferrovia e pelas Fábricas da Cal e do Cimento, com minhas histórias e estórias para contar e reviver. E é isto que a exposição está proporcionando. Cada visitante nos traz um registro vivo, especialmente quando "toma o trem" de novo ou quando se depara com a maquete da Vila de Gato Preto. A emoção vem e as lembranças inundam a mente e os olhos. "Foi ali que tudo começou..." Resgatar a Memória é valorizar a História de todos que nos legaram o que temos hoje. É uma questão de gratidão que realimenta as energias para continuar o trabalho. 
Na Cabine o Maquinista Antonio Carlos e no embarque o
Cinegrafista e um dos fundadores do IFPPC Elias Angico
A exposição acontece graças à uma parceria
entre os Institutos de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural, comodatário dos bens da EFPP, o IPEH e o ITMAIS, e ao patrocínio do Anhanguera Parque Shopping, da Pepec Ambiental e da MIMF - Ind. de Mat. Ferroviário, que patrocinaram o restauro do Carro nº 2 e reforma da Locomotiva nº 8, bem como ações de suporte fundamentais para a realização da Mostra.
Elias Angico, Nelson Camargo, Bonfilio
 Alves  e Antonio Carlos - Diretores e Conselheiros do IFPPC.

A Exposição é aberta ao público diariamente, das 14:00 às 20:00 horas, para visitas livres. Visitas Guiadas, com monitoria, horários e atividades para públicos especiais e eventos temáticos, devem ser agendadas com antecedência.
Consulte pelos telefones: 9.7666.1441 - Whats (com Raquel).
Visite: Anhanguera Parque Shopping. Rua Jean Anastace Kovelis, 123 - Ipes - Cajamar/SP.
A Diretoria (IFPPC)
Informações: 4442.2012

2 comentários:

  1. Parabéns pessoal é muito bom saber que tantas pessoas estão tendo a oportunidade de conhecer esta ferrovia tão importante para o Brasil !

    Alex Gaudio

    ResponderExcluir
  2. Olá estive hoje (21/04/2017) visitando os trilhos desta ferrovia, e um morador próximo me disse que os trilhos estão interrompidos por arvores nos trilhos etc. e até maquinas abandonadas e que o trecho que pode-se utilizar é de apenas 1,5 km é verdade? Entre a estrada da pedreira e a rodovia Bandeirantes os dormentes estão podres e em vários trechos sequer existem mais! O que será feito para restaurar esta parte e será quando?

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.